quinta-feira, 15 de julho de 2010

Termos: web designer, web developer, webmaster. Qual eu uso?

Simples, vejamos as definições mais aceitas (e racionais):

1. Web Designer: é o designer gráfico da web. Faz layouts, logos, icones, enfim, tudo relacionado ao visual;

2. Web Developer: é o desenvolvedor web. Faz a parte "chata" do site, a programação/formatação. Existem 2 tipos:
a) Front-End Developer: faz o "client-side", pode programar em Javascript, Actionscript, ColdFusion etc; e também faz a formatação do site em HTML e CSS (obs.: sim, essas linguagens são de formatação e não de programação);
b) Back-End Developer: faz o "server-side", pode programar em PHP, ASP, Perl e usar bancos de dados como mySQL, PostgreeSQL e MongoDB;

3. Webmaster: é um profissional antigo, em extinção. Fazia as vezes de designer e desenvolvedor, acredito que tenhas "surgido" mais como "tapa-buracos", não que não existam ou existissem ótimos profissionais. De qualquer forma, se você faz as duas coisas, você é um webmaster.

Tenho uma agência, ou pretendo montar uma, qual profissional eu devo contratar? Varios: web designer, web developer (front e back-end), especialista em SEO, redatores, diretor de arte, diretor de criação, especialista em marketing digital (que tenha lido o livro "Google Marketing" ou que pelo menos tenha ouvido falar sobre), gerente de projetos e planejamento, profissionais de atendimento e administração.

Sim, isso compõe o básico de uma agência. Mas, no começo, sabemos e entendemos que é honeroso e dificil a contratação de tantos cargos, os sócios serão os empregados e acumularão tarefas. Basta ter em mente que um dia você vai precisar contratar esses profissionais e que, no começo, você precisará estudar muito.

Achava que era facil? O mercado amadureceu, não há mais espaço para aventureiros, espertões, "sobrinhos" e preguiçosos. Seja profissional: estude, leia, se informe, faça planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário