quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Influenza A(H1N1)

Acredito que todos já foram afetados de alguma forma por ela: no trabalho, na escola, na faculdade, na saúde etc. As consequências, mesmo que não divulgadas, estão presentes. Como, por exemplo, a paranóia do lavar as mãos, convenhamos, essa atividade deveria ser uma constante na vida humana, questão pura e simples de higiene.

Mas, isso realmente ajuda a prevenir? Um pouco, seria a resposta correta já que o vírus é transmitido pelas secreções (saliva, é uma secreção) assim, quando alguém, contaminado espirra no meio da multidão, mesmo com as mãos lavadas, sim, ele transmite o vírus.

Imagine a seguinte situação: num local onde vai ocorrer uma reunião com muitas pessoas, na entrada colocam o, então na moda, álcool gel; todos fazem uso deste, se higienizam. Até agora tudo ótimo, todos com mãos limpas! Entretando, no meio do povo, um está gripado! E agora? Todos sentados em volta tranquilos, "imunes" (mãos limpas...), de repente, ele espirra. Pronto, o vírus foi transmitido no ar e sim, todos em volta serão pegos, mas não, não serão todos que irão desenvolver a doença.

Minha opinião? Sempre lave as mãos, e não fique usando o álcool gel a todo instante, vai ressecar as mãos. Só que lave por questão de higiene. Preocupado só com a gripe? No meio ambiente, nas ruas, no ar, no dinheiro tem muitos microorganismos tão perigosos quanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário